quarta-feira, agosto 17, 2005

Estranhos kibutzs

Estranhas imagens estas que temos assistido ultimamente da evacuação dos colonatos israelitas na faixa de gaza...

Estranho porque a ultima vez que me recordo de evacuações ou demolições naquela zona elas afectavam exclusivamente os palestinianos que tinham o azar de ter filhos que se tinham feito rebentar em israel e por isso o exercito deitava-lhes a casa abaixo.

Estranho que os colonos agora evacuados não tivessem considerado o direito inalianável à habitação que agora defendem na altura em que o exercito que os defende deitava abaixo casas de palestinianos.

Mas a situação é um pouco mais complexa do que se possa imaginar. Apesar da histórica e sábia decisão de abandonar a faixa de gaza após 38 anos de ocupação, Sharon terá de continuar a lidar com problemas internos dos extremistas religiosos (com memória curta...) e com os extremistas reforçados por esta meia vitória...

Neste momento as posições estão extremadas como nunca e a situação antes de melhorar pode piorar seriamente. Os colonos que obteram este território à 38 anos no decorrer de uma guerra que nem sequer foi iniciada por israel mas pelos àrabes, acham que esta terra lhes pertence por direito... apesar de à 38 anos serem outros que lá estavam...

Os palestinianos apesar de nunca terem tido qualquer "terra prometida" oficialmente reconhecida pelos (supostos) amigos àrabes, e apesar de sempre terem vivido como apátridas entre várias regiões, arrogam-se no direito de não reconhecer o estado de Israel nem que seja uma àrea de 10m2.

Para mim é linear que faixa de Gaza deve ser abandonada até porque não faz qualquer sentido que para forçar a presença de alguns milhares de colonos seja necessário protegê-los permanentemente de mais de um milhão de palestinianos que vivem na região. Além disso é simplesmente.... justo....

O problema é a criação de um estado palestiniano independente fora da faixa de Gaza e a polémica questão da capital ser em Jerusalém. Isto porque na Cisjordânia os colonatos foram deliberadamente construidos como cogumelos quebrando a continuidade de um suposto território palestiniano na margem do Jordão entre a Jordânia e Israel.

Na Cisjordânia os colonatos foram dispersos à volta das cidades palestinianas e cercados de muros e arame farpado e não se está a ver que Israel venha a abdicar destes como já fez no libano e agora em Gaza.

Aqui é que reside o problema principal e a possível escalada de violência no conflito israelo-palestiniano

Sem comentários: