terça-feira, agosto 30, 2005

O chinelo

"Para verem portugueses aos gritos basta irem ao mercado da ribeira." com esta frase lapidar ficavam arrumadas as expectativas de jovens finalistas de 12º ano numa escola do subúrbio de alguma vez chegarem a Benidorm. Para ser honesto esta frase não teria sido suficiente para nos demover, mas a capacidade financeira aos 17-18 anos está mais de acordo com o Algarve do que com Benidorm.

No entanto, passados mais de 10 anos parece que o mercado da ribeira se mudou para o nordeste Brasileiro.... neste momento os jovens desta tenra idade já não pensam ir para o Algarve ou para Benidorm... entre variados destinos onde o alcool seja barato, o Brasil acabou de por se impôr a jovens e a adultos.

Haverá ainda algum português que no seu intimo não alimente o sonho de andar de chinelos em Pipa ou Porto Seguro? Aparentemente não... aparentemente eu faço parte daquele cada vez mais restrito grupo de portugueses que nunca foi ao Brasil e têm a audácia de não se manifestarem interessados.

Mas porque razão queremos todos ir para o Brasil?? será a língua? serão os laços fraternos que nos unem ao país irmão? Não, vamos todos para o brasil porque é mais barato e deve ser o único sitio do mundo em que nos tratam como doutores e nos deixam dar ordens em português.

Sem comentários: