segunda-feira, agosto 08, 2005

Quem te viu e quem te vê...


Desde sempre mantive com a França uma espécie de relação de proximidade e admiração, não sei se por ser um país de eleição para uma parte da minha familia ou se por ser a casa preferencial dos exilados politicos da ditadura. Não sei se por causa da revolução ou até porque ainda ecoa no meu espirito alguma coisa de um Maio de 68 que não vivi.

Para mim os franceses sempre se juntaram numas tertúlias bem regadas com vinho de qualidade ou "pastis". A França para mim sempre foi um sitio onde a democracia triunfava, onde as ideias de liberdade floresciam em cada esquina, tal como as flores, tudo aliado a um certo glamour que os franceses se esforçam por manter.

Mas as coisas nos ultimos tempos têm vindo a mudar... cada vez mais se tem vindo a instalar em França um medo irracional sobre o futuro.

A França tal como o resto da Europa está a mudar e começam a ser evidentes os receios de insegurança relacionada com a imigração que têm como resultado a quase eleição de Le Pen, a lei sobre a religião nas escolas e a derrota do referendo Europeu.

Precisamos todos que a França rapidamente recupere a sua auto-estima e perca o medo que sente actualmente.

1 comentário:

Anónimo disse...

E não esquecer que "o pequeno espanhol" que vive dentro de cada francês anda um bocadinho adormecido, especialmente o do sr. Jacques Chirac (deve ter sido por causa da derrota no referendo). Portanto eu digo, "Deixem os franceses mostrarem o seu ego chauvinista à vontade"!!!