segunda-feira, agosto 08, 2005

Londres e o terrorismo


Londres à semelhança de Nova Iorque e Madrid foi tb vitima do terrorismo que tem vindo a afectar este inicio do século XXI.

Mais uma vez os inocentes cidadãos das mais variadas origens e credos que abundam em Londres foram atacados sem que para isso haja qualquer razão objectiva e sem que consigamos alcançar qualquer tipo de fim que justifique este meio.

A cidade que visitei em Janeiro (ver posts entre 16/01 e 05/02) é tal como disse uma enorme sede das nações unidas reunindo-se ali todas as nacionalidades e religiões numa convivência geralmente pacífica agora perturbada pelos atentados.

Pena é que numa cidade em que se respirava uma atmosfera de segurança, onde era possivel andar por quase todo o lado sem grandes preocupações, passe a haver uma paranóia securitária ao estilo de nova iorque.

Nada podemos fazer contra bombistas suicidas e ninguém como os ingleses souberam interpretar isso continuando a seguir as suas vidas normais apenas perturbadas por um aumento das operações policiais no seu caminho para o trabalho...

Devo reconhecer a inteligência dos britânicos e de Tony Blair na gestão desta crise, pelo menos Tony Blair compreendeu a necessidade de não transformar esta "guerra" num (tão falado) "choque de civilizações" como Bush insiste em nomear (para isso era preciso que ele fosse civilizado) e tratou os terroristas como vulgares criminosos que nada têm a ver com a religião que defendem até porque não hesitam em matar muito mais dos seus do que ocidentais.

Continuemos todos a viver as nossas vidas normais, pois é essa a única forma de deixar claro que não nos deixaremos vencer.

Sem comentários: