quinta-feira, agosto 11, 2005

Incêndios transfronteiriços



Parece que já se concluiu que Portugal, apesar da área que tem, é o país da Europa onde percentualmente mais arde área florestal.

Os nossos vizinhos espanhóis, franceses, gregos e italianos que tal como nós enfrentam todos os anos, Verões tão quentes quantos os nossos, ardem muito menos.

Ainda que pontualmente tenham incêndios de grandes dimensões, nunca ardem tantos hectares como em Portugal.

São inúmeras as razões culturais para isso acontecer, mas a principal razão é porque no combate aos incêndios como nas outras áreas o dinheiro escasseia embora escorra em grandes quantidades para as empresas privadas que disponibilizam meios aéreos.

Mas vamos a exemplos curiosos:

Há dias houve um incêndio no parque natural de Montesinho em Trás-os-Montes. Este incêndio devido à proximidade com Espanha motivou os "nuestros hermanos" a darem uma ajuda que se traduziu na vinda de três meios aéreos pesados para fazer companhia ao único meio aéreo português disponibilizado para este incêndio.

Infelizmente não temos este tipo de iniciativa e rapidez de reacção para resolver os nossos problemas sejam eles incêndios ou outros.

Claro que para visão espanhola é sempre melhor arder em Portugal do que arder em Espanha... é um raciocínio infalível e a nós apenas nos resta agradecer a disponibilidade espanhola.

Já em Espanha, este ano também tem sido difícil e os incêndios têm provocado algumas mortes. Ainda assim o total de área ardida continua a ser percentualmente muito inferior.

Dá que pensar que no ultimo grande incêndio em Espanha, na Andaluzia, arderam 6000 hectares para os quais foram disponibilizados 38, sim 38 meios aéreos…

Sem comentários: