quinta-feira, janeiro 12, 2006

Blackout


Neste momento são 21:37 e estão a aproximar-se as 24h sem energia eléctrica que partes substanciais de Massamá, Queluz e do Cacém estão a sofrer enquanto escrevo.

Neste momento há dezenas de milhar de pessoas enfiadas em prédios com 7 ou mais andares, centenas de estabelecimentos comerciais fechados, estações de comboio sem luz, em que a única coisa que realmente funciona são os comboios e uma noite pela frente com uma temperatura mínima previsível de 7 graus, senão menos.

Pensarão os que por aqui passam que estou novamente a abusar do dramatismo, mas a situação da bandalheira total a que estamos votados neste pais não me permite ver este assunto com grande objectividade... pelo menos para já.
Não é um problema generalizado, até porque eu tenho electricidade em minha casa, mas é notória a total desorganização do desenvolvimento urbano destas zonas quando eu tenho energia electrica e os meus vizinhos aqui a três prédios de distância já não têm.

Não é dramatismo quando esta situação se arrasta à cerca de 24h sem que se tenha criado soluções alternativas que permitam resolver o problema de uma subestação que avariou. Eu não percebo nada disto mas e se fosse uma estação inteira? Era como da última vez que uma cegonha resolveu voar contra uns cabos de alta tensão e metade do país ficou às escuras?

Enfim, acabo de dar uma volta pelas zonas sem luz e mais valia que estivesse quieto. O posto da PSP está praticamente fechado e os policias estão à porta... talvez ninguem se tenha lembrado que até faz sentido um posto de policia ter um gerador para situações excepcionais... a bem dizer metade do Cacém está às escuras e não há um unico policia na rua a não ser na estação ou à porta do posto...

A prolongar-se este blackout é previsivel que a noite se torne agitada...

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois, e então? Da outra vez era a adutora, ali ao pé da (hoje extinta) Capri, na altura em que descobrimos que um só "caninho" servia de água uma população de dezenas de milhares de pessoas. Pelos vistos também é só um "cabozinho" que lhes leva a electricidade, ok. Mas acredita que não se aprende nada com estes erros: lá para os meus lados, no "campo", frequentes vezes a luz vai abaixo, porque já não aguenta a população que serve. Achas que alguma coisa vai ser mudada? E parece que quando a Ota arrancar aquilo vai disparar em direcção à suburbanização (diz-se...), por isso já vês o filme a repetir-se por lá, não é? Claro que por essa altura já não conto estar lá, "selva urbana" por "selva urbana" antes aquela de que já conhecemos a fauna e flora...

Nuno Guronsan disse...

Não notei perturbações algumas, mas também eram 22:00 e eu já estava no vale dos lençois. Acabei por descobrir que se tivermos mais apagões como o de ontem, vou acabar por curar por completo as insónias...