quinta-feira, janeiro 12, 2006

A Coerência do Costume


É sempre importante deixar claro as ideias dos candidatos sobre os diversos assuntos independentemente de estas serem polémicas e por alguma razão passarem um pouco ao lado dos noticiários principais.

Aconteceu isso com Soares quando ele revelou a sua nova ordem mundial em que Ribeiro e Castro é um grande Socialista oriundo do CDS porque o PP nem existe... e acontece agora com a sugestão de relançar a discussão sobre a energia nuclear de Cavaco.

Quase não apareceu nos restantes jornais e televisões mas ontem no Diário Económico, o candidato fez a apologia da energia nuclear como tábua de salvação para a independência energética.

Não vou discutir aqui as vantagens e desvantagens da energia nuclear, mas parece-me interessante que a sugestão de Cavaco após as palavras de Sampaio (09/01) sobre a energia e os desafios que ela representará no futuro tenham tido reflexo no discurso do candidato que esforça por não se comprometer.

Mas se a sugestão em si mesmo até pode ser considerada válida e até é razoável que o país discuta esta questão devido à proximidade de centrais nucleares espanholas, o que já não é normal é que perante a expectável contestação das populações a noticia acabe por passar como nota de rodapé.

Para uma grande maioria dos portugueses a histeria colectiva, o corte de estradas e as visitas a Belém e são bento com sacas de material supostamente radioactivo e a condenação a uma morte atroz das criancinhas, começa mesmo antes de se conseguir terminar as palavras ATERRO ou CO-INCINERAÇÃO... como seria se esses portugueses tivessem visto na TVI que o professor quer uma central nuclear*????

*Provável expressão a utilizar exclusivamente no jornal da TVI


1 comentário:

Anónimo disse...

O Cavaco (ôps, desculpem! O senhor Professor. Fica bem, "O Presidente Professor Cavaco Silva") quer uma central nuclear?! Aqui d'el rei (a expressão pega bem com o indivíduo em causa...), que o homem quer matar-nos a todos!!! Espalhem a notícia! Agora é que não se pode votar nele!! (epá, o que é que querem, nesta altura já vale tudo)