quarta-feira, janeiro 25, 2006

Carne para Canhão...

Em virtude da marcação de um congresso extraordinário no PSD para alteração estatutária que irá permitir as "directas", e também em virtude da chegada a Belém de novo inquilino, reponho aqui na íntegra um texto postado a 11-04-2005.... Tirem as vossas conclusões sobre o destino do visado...


Concluído que está o congresso do PSD, não posso deixar de me lembrar desse grande líder do PSD no passado.... Sim, o Fernando Nogueira.

O agora "exilado" em Paris chegou-se à frente no momento difícil em que o Professor já não estava interessado em continuar no governo e em que o desgaste das duas maiorias absolutas já se fazia sentir.

Nessa altura, Fernando Nogueira revelou coragem politica de se sacrificar pelo partido e talvez na sua opinião pessoal pelo país.

Marques Mendes tem agora a mesma coragem para pegar num partido desfeito que não conseguiu durante três anos estruturar e pôr em prática qualquer tipo de medida coerente. Fosse ela popular ou impopular.

No entanto o PSD parece estar a preparar-se para a travessia do deserto que o PS fez nos anos das maiorias do Cavaco e que o Guterres não permitiu ao PSD por nunca ter conseguido a maioria absoluta que pediu.

Tendo em conta que essa travessia do deserto irá durar uns previsíveis 4 anos, a atitude de Marques Mendes é de louvar mas pode torná-lo em mais um líder transitório do que alguém que o país possa confiar.

2 comentários:

Anónimo disse...

As directas são mais dadas ao messianismo sebastiânico, porque o "povo" é que elege o "desejado", não vos parece? E já que os Sebastiões andam pela área da economia e do sucesso "self made men", nos últimos tempos, o que vos parece António Borges? Parece-me um pouco precoce, mas quem sabe... e que bela "cooperação estratégica" lá para os anos 10 deste século! (que século ainda tão pequenino! Por esta altura, no "nosso" século, as coisas resolviam-se doutra forma, com regicídios e assim...)

Bruno Gouveia Gonçalves disse...

Acabei de escrever um post sobre esse tema.

Abr