terça-feira, janeiro 24, 2006

Chato

49.4% dos portugueses que se deram ao trabalho de ir votar, não se revêem em Cavaco Silva para seu presidente. E antecipando aquilo que mais tarde ou mais cedo acabará por acontecer, aviso já que eu não votei Cavaco, nem Cavaco é o meu presidente.

A frase feita inventada por Soares em que o presidente passa ou pretende passar a partir do momento da sua eleição o "presidente de todos os portugueses" faz sentido numa lógica de supra partidarismo do cargo mas já não faz sentido 30 anos depois do 25 de Abril porque tenho a expectativa que apesar de os portugueses não se reverem em algum dos seus eleitos, isso não coloca em causa a democracia.

Assim, Cavaco Silva não é o meu presidente. Antes é mais o sujeito que ocupa Belém e que eu tenho de aturar por uns previsíveis 10 anos, mas a quem não reconheço particular brilhantismo para ocupar um cargo em que essencialmente é necessário um profundo conhecimento das instituições e do seu funcionamento, assim como respeito por estas.

Não consigo ver em Cavaco nada de empolgante ou motivador e cada vez que o ouço falar não consigo desligar a imagem de professor primário com vocação de seminarista.

Vão ser provavelmente os mais enfadonhos e chatos 10 anos de Belém.

Sem comentários: