quinta-feira, janeiro 05, 2006

Sharon


Ariel Sharon voltou ao Hospital depois de mais um AVC.

Será que para aqueles que acharam que a morte de Arafat era uma benção para o processo de paz, vão achar que um eventual desaparecimento de Sharon é igualmente benéfico ao processo de paz???

Fico na expectativa para ver qual a linha editorial da comunicação social.

Será Sharon um martir do processo de paz que já expiou todos os seus anteriores pecados com a saída de Gaza e o processo de paz está comprometido sem ele e sem o seu novo partido?

Será Sharon um obsctáculo ao processo de paz e o seu desaparecimento dará lugar a novos dirigentes ansiosos de paz?

2 comentários:

Ricardo disse...

Viva,

Acabei de escrever um post sobre o tema! Nele distanciei-me da figura de Sharon mas reconheci a sua importância no processo de paz...

Algo é certo... o seu desaparecimento da cena política pode fazer ressurgir os movimentos mais radicais (o que é irónico uma vez que até há pouco Sharon era, ele próprio, um radical) e isso é que me preocupa.

Abraço,

Anónimo disse...

Boas. Acerca deste assunto e sendo que, à semelhança do amigo Ricardo, já tinha escrito um post, antecipo 3 cenários possíveis para o período pós sharon:

1) A liderança do novo partido Kadima é assumida por uma figura destacada da política judaica. O simpatizante, embora não militante, Shimon Peres poderia ser a tábua de salvação.

2) O Partido Trabalhista, em segundo lugar nas sondagens, captaria a grande maioria dos votos do Kadima.

3) O discurso demagógico e musculado dos ultra nacionalistas de extrema direita arrecadaria a grande parte dos votos perdidos de Sharon. Um perigo real, personalizado em Netanyahu, que mandaria pelo cano abaixo o pouco que existe de Processo de Paz e agitaria, ainda mais, as hostes islâmicas dos países vizinhos.