segunda-feira, setembro 25, 2006

O papel principal

Discutir a eventual morte de Ossama Bin Laden é tão importante quanto a pressa dos líderes mundiais em dizer que nada confirma a sua morte e que para eles Bin Laden está vivo e de boa saúde.
Bin Laden é mais um peão que um líder nesta história mal contada do terrorismo internacional, mas serve um determinado propósito. É importante que exista um rosto, uma face visível do terrorismo que nos permita a nós ocidentais sabermos com quem é que afinal estamos a lutar.
Para as nossas consciências colectivas e para a nossa comunicação social seria impossível acreditar numa luta em abstracto contra gente que apenas reconheceríamos no momento (nem sempre televisionado) em que se fazem rebentar em qualquer transporte ou local público.
Lutar contra um inimigo sem rosto é muitíssimo pior do que saber que Bin Laden está vivo e de boa saúde mesmo que o seu papel actual não seja tão relevante como no passado.
Para a administração Bush é fundamental que Bin Laden viva, e muito menos que morra de tifo. Se Bin laden tiver morrido de uma qualquer doença de terceiro mundo isso representa uma enorme derrota para a estratégia da guerra contra o terrorismo e todas as opiniões públicas ocidentais se irão questionar sobre a utilidade desta guerra quando afinal os atentados continuarem com o suposto líder morto.
Pertence a Bin Laden o papel principal nesta guerra e todos queremos que assim continue.

Sem comentários: