terça-feira, setembro 12, 2006

Touché

Às vezes procuro conforto nas palavras dos outros que de forma melhor expressam sentimentos que eu também tenho.
É o caso do anónimo do costume aqui do burgo e neste caso também no Dolo.
Como comentário a este meu post no Dolo, o anónimo costumeiro deixou esta frase que resume todo o pensamento doutrinal do novo século americano...
"A segurança é a torre gémea da liberdade" :)


Update das14:43 - Confundi erradamente a expressão de Sua Excelência com uma ironia do caríssimo anónimo do costume. Corrigido o erro preferia ter continuado a achar que era uma ironia do anónimo do que um excerto da carta (nada irónica) enviada ao Bush. Pelos vistos o nosso Presidente acredita mesmo que "A segurança é a torre gémea da liberdade"... Resta perceber que segurança e como se relacionam as duas.

8 comentários:

Anónimo disse...

Diz lá, para o homem que não falava, o nosso presidente até nem se está a sair nada mal, hein?! ;)

José Raposo disse...

Isto é do Cavaco? pensava que era ironia tua, My mistake...
Mas realmente é muito interessante :)

Anónimo disse...

Presidente da República envia mensagem ao Presidente dos Estados Unidos da América, a propósito do 11 de Setembro
Senhor Presidente,

No momento em que se assinalam 5 anos desde os atentados que vitimaram os Estados Unidos da América, quero, Senhor Presidente, assegurar-lhe, em meu nome pessoal e do Povo português, os nossos sentimentos de profunda solidariedade com o povo norte-americano perante a recordação dolorosa daqueles acontecimentos.

Os atentados ocorridos nos Estados Unidos da América vieram despertar a consciência mundial para um novo fenómeno: o terrorismo à escala planetária. Desde então, aprendemos dramaticamente que a segurança é a torre gémea da liberdade. A segurança e a liberdade são valores indissociáveis. Se não vivermos em segurança, deixaremos de ter condições para desfrutarmos da liberdade que só a democracia confere. De igual modo, só em liberdade poderemos dar valor à segurança, quando esta é colocada ao serviço dos cidadãos e não contende com os seus direitos e garantias fundamentais.

Os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 obrigam a uma reflexão colectiva - que a todos interpela e para a qual todos são chamados - sobre a necessidade de encontrar novas formas de equilíbrio entre os dois princípios fundamentais do Estado de direito democrático: a liberdade e a segurança. Estou certo de que seremos capazes de vencer esta batalha contra a ameaça do terrorismo global, valorizando, simultaneamente, o património de princípios e valores que fundam o regime democrático. Acolhendo o pluralismo de ideias, mas recusando com firmeza todas e quaisquer formas de totalitarismo e de fundamentalismo, a democracia sempre acabará por triunfar. Recordamos, assim, as vítimas dos atentados de 11 de Setembro de 2001 - e, bem assim, todas as vítimas do terrorismo - como os primeiros combatentes de uma luta pela liberdade na qual todos nos devemos empenhar.

Peço a Vossa Excelência, Senhor Presidente, que aceite os protestos da minha mais alta consideração e estima pessoal.
Aníbal Cavaco Silva
Presidente da República Portuguesa

José Raposo disse...

Pronto, pronto... já reconheci o erro...
Tá bonita a mensagem, pena que o Bush não saiba ler :)

Anónimo disse...

Fica revelada a fonte, na íntegra, embora o trocadilho das "duas torres" seja a tirada mais fulgurante, que fala por si só (e me pareceu muito apropriada, na linha da tua ideia no Dolo).

Anónimo disse...

ÚLTIMA HORA: blog "Suburbano" colocado na lista do Eixo do Mal... ;-D

José Raposo disse...

isso já não é uma surpresa :)

Anónimo disse...

A propósito do 'update': que mau feitio o teu, pá! Não perdes uma para desancar no Professor! Não és capaz de ver a luz?! Não aceitaste ainda que ele é o nosso melhor homem para Presidente? Não sabes que ele, ao contrário de um outro candidato seu concorrente, nunca se sentou à mesma mesa com o Saddam Hussein?! (começo a pensar que o problema do "Prós e Contras" está nalguma atmosfera maléfica do estúdio; tal é a coisa, que até gente de alguma elevação cai no dislate... enfim, ao menos deitamo-nos cedo...)