sexta-feira, novembro 25, 2005

1ª edição de posts perdidos - (Re)educação

Post perdido nos drafts 19-10-2005, entretanto já muita água passou por debaixo das pontes da educação...

Eu sou um daqueles filhos da madrugada, mas também filho de todas as reformas da educação desde o Roberto Carneiro. Eu sou daqueles para quem o ano lectivo seguinte era quase sempre uma incógnita no que toca às cadeiras, ou ao nome que tinham, às horas que tínhamos de passar na escola, quais os exames a fazer, e qual a designação da área a seguir.

Mas um gajo aguenta isso tudo... O problema é que na altura em que a minha geração começa a dar filhos para esse mesmo sistema de educação, as incógnitas continuam.

Todos os anos e todos os ministros de todos os governos insistem em fazer alterações mais ou menos felizes na educação contribuindo para uma forte instabilidade no sistema para alunos, professores e pais.

Tudo parece ser feito em cima do joelho e de forma avulsa e sem sentido.

No meio de todo este marasmo surge uma medida que me parece essencial e bastante adequada à inadequação do país para as contas. Os professores universitários das áreas de matemática estão a ajudar os professores de outros níveis de ensino a reciclarem a sua forma de dar aulas, sem que isso signifique uma humilhação para os professores de matemática mas sim uma oportunidade de desenvolvimento que todos querem agarrar.

É tão raro haver algum tipo de medida neste país, que mereça um amplo apoio de todos os que nela participem que eu tinha mesmo de a mencionar.

Agora só falta o envolver todos na reorganização de todo o restante sistema de educação...

2 comentários:

Anónimo disse...

Epá, o que é que queres, tu é que foste buscar a educação, por isso aqui vai algo mais actual e menos consensual, que já me tinha ocorrido e aqui deixo agora: quanto ao senhor Secretário de Estado e a complicada situação dos seus poleiros, digo, pelouros - e se resolvessemos a coisa... com uma falta a vermelho?!?!?!

José Raposo disse...

Acho que foi o Louçã que descobriu que o sujeito já tinha sido dispensado de uma câmara ou uma coisa assim por.... excesso de absentismo... Tb me parece bom marcar-lhe uma falta a vermelho e uma expulsão da escola na próxima remodelação