sexta-feira, novembro 25, 2005

Repensar a segurança

António Costa é bem capaz de ser dos melhores ministros deste governo. Não foi um brilhante ministro da Justiça no tempo do Guterres, mas mais uns anos da politica na oposição, deram-lhe alguma sabedoria e fundamentalmente alguma prudência.

Muito pouco justifica os disparates que têm vindo a ser ditos e feitos pelos sindicatos das Policias e da GNR, quanto à alteração da idade da reforma e fundamentalmente quando ao regimes especiais de assistência na doença. Vivi parte substancial da minha vida sob esse mesmo regime e sei bem do que se trata...

Alberto Costa numa intervenção que as televisões e os jornais quase ignoraram esta semana, voltou a lançar temas de discussão sobre a administração interna, falando da oportunidade de repensar se o conceito estratégico e as missões atribuidas à GNR e à PSP se devem constituir com base no tipo de aglomerados populacionais em que se implantam ou em qualquer outro conceito estratégico mais determinado pois as ameaças à segurança publica são cada vez mais semelhantes em ambiente urbano ou rural.

Boa sorte para Antonio Costa nesta tarefa essencial que se espera devolva dignidade, capacidade e motivação às forças de segurança, mas também certezas quanto aquilo que delas se espera, o que nem sempre o cidadão comum vê reflectido no comportamento dos militares destas forças.

Principalmente coragem, porque novamente veremos policias e guardas na rua a exigirem a manutenção da actual situação numa escandalosa aversão a qualquer tipo de mudança.

Sem comentários: