sexta-feira, novembro 11, 2005

Parabéns

Angola está de parabéns.

Faz hoje trinta anos que os angolanos conseguiram a independência após 13 anos de guerra com Portugal.

Muito se tem dito sobre esta guerra ou sobre o direito dests povos à independência, mas no que no final de contas interessa é que os angolanos como qualquer outro povo do planeta tem o direito a governar-se da forma como melhor entender e a guerra civil em que se envolveram após a independência não pode servir para criticar esse propósito.

Angola partilha comigo os trinta anos, mas infelizmente os angolanos não partilham ainda a minha liberdade.

Esperemos que os angolanos não tenham de esperar mais trinta ou tenham de sofrer mais confrontos absurdos para conseguirem atingir a democracia.

Com essa democracia, estou certo que virá também a normalização das relações com Portugal e uma forte relação de proimidade que permitirá tirar dividendos para ambas as partes.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns por 30 anos de independência a Angola. Coragem para mais trinta na busca da paz e democracias efectivas!..perdão em nome de Portugal por não termos "sabido possibilitar" dar-vos essa paz e democracia mais cedo...
Raposo, não esqueças que eles JÁ estão há 30 anos à procura da paz e democracia...
Dar-lhes os parabéns não deixa de ser um pouco irónico da tua parte: sim, a descolonização foi (no mínimo) apressada e atabalhoada; sim, Soares teve responsabilidades no assunto...

José Raposo disse...

Só para responder ao amigo Damásio porque estas coisas não podem ficar sem resposta apesar da falta de tempo.

O teu comentário é totalmente despropositado... este é provavelmente o texto menos irónico que escrevi nos ultimos 25 anos e se o meu amigo acha ironico apenas porque eu apoio o Soares, deve ser porque ao contrário do apoio do meu amigo ao Cavaco, eu não considero Soares um Deus, Salvador de Portugal e dos Portugueses que coitados não sabem cuidar do seu destino.

Infelizmente lamento que alguma direita... não tenha ainda arrumado este capitulo da história portuguesa e opte por encontrar bodes expiatorios e culpados.

Não me merece muitos comentários a tua opinião sobre a responsabilidade de Soares na descolonização porque já vi que para os apoiantes de Cavaco, Soares é culpado de quase tudo quanto ocorre neste mundo.

Os angolanos andaram a matar-se por culpa de Soares, existem terroristas por causa do Soares, existem empresas que exploram os trabalhadores por causa do Soares, a Globalização era muito melhor sem o Soares, o Iraque não está "pacificado" porque existe o Soares, a Palestisna não é um país independente porque o Yasser Arafat tinha o apoio de Soares.

No fundo, existe fome em Àfrica, Guerra no mundo e um país chamado Portugal cheio de gente atada e preconceituosa, porque num dia do século passado houve um sujeito de apelido Soares que achou aos 23 anos que, ou podia ser um carneiro como os restantes ou ser diferente pelos restantes.

Anónimo disse...

Caríssimo,
Fico feliz por suscitar em ti comentários tão longos..aos meus comentários!
Não te estou atacar a ti pessoalmente..mas ao "post"!!..conheço-te à muito poucio tempo....longe de mim criticar o nível da tua ironia!
Não ataco tanto o Soares....felizmente para nós...soares é reponsável por muito pouca coisa em Portugal!..mas é por algumas!...aquilo que tu diozes não sou eu que digo..devem ser outros que te "picam"!

Já agora em relação ao teus dois últimos parágrafos:
Não ...não foi Soares o responsável por isso tudo...foi SALAZAR!!!..e todos os que permitiram que permanecesse 48 anos no poder!