quinta-feira, novembro 24, 2005

Já voa...

Finalmente já estamos a avançar para o novo aeroporto de Lisboa com o qual todos já alguma vez concordaram dependendo dos ciclos politicos.

anteriormente enumerei algumas das vantagens que vejo na construção de um novo aeroporto, mas desta vez prefiro recordar um amigo que costuma dizer que quando estudava no ISCTE era possivel olhar para cima e contar os rebites da fuselagem dos aviões que faziam estremecer as janelas.

Palavras para quê? é indiscutível a necessidade de um novo aeroporto e é indiscutivel que o crescimento urbanistico desordenado das últimas décadas condiciona a sua localização mais perto de Lisboa.

Ainda assim não posso esquecer que os cosmopolitas politicos da nossa praça preferem esquecer as suas viagens a Londres sempre que isso lhes é conveniente. Heathrow é o maior aeroporto internacional de Londres e um dos maiores da Europa, a principal forma de sair de lá para o centro da cidade é de comboio pelo Heathrow express e a viagem dura entre 15m a 20m de acordo com o terminal de chegada. No caso dos restantes aeroportos 30m para Gatwick e 45m para Stansted.

Para o novo aeroporto internacional de Lisboa, com um único terminal, está prevista a ligação de comboio rápido com uma duração de 17m... sem duvida motivador do descalabro económico da região e do país.

Inadmissivel é ter-se iniciado o primeiro estudo sobre este assunto em Setembro de 1969 quando a ponte ainda era Salazar e apenas estará pronto em 2017.

Somos um país de tal forma avançado que fazemos planeamento estratégico a 50 anos.

Sem comentários: