terça-feira, novembro 29, 2005

Inquérito Cívico

Tal como em Fevereiro surgem aqui no Suburbano algumas das perguntas que gostaria de fazer aos candidatos, num registo diferente porque as eleições são bastante diferentes das de Fevereiro, e mais cedo para aproveitar o repto lançado à dias por um dos moderadores d'O Eleito.

Ao contrário das anteriores, estas não serão enviadas para os sites do candidatos. Ficam aqui publicadas assim como n'O Eleito para quem as entender ler, seja ou não candidato, sem prejuizo de algumas delas serem enviadas aos candidatos a partir d'O Eleito.

De qualquer forma aqui ficam as minhas 9 perguntas, que gostaria de ver esclarecidas pelos candidatos até às eleições. São apenas 9, poderiam ser muitas mais, mas a bem da orientação do debate estas já seriam suficientes para umas 4 horas de televisão.

1 - O estado deverá continuar a assegurar protecção social aos seus cidadãos? Tendo em conta uma lógica de adequação de meios escassos, existirá alguma área habitual da acção do estado que deva ou possa ser abandonada? Qual?

2 - Que solução para a estagnação do regime político e das suas cíclicas crises, tornando os portugueses cépticos em relação à política e aos políticos?

3 - Em pleno século XXI e com o fenómeno crescente da globalização que papel está reservado para a intervenção do estado na economia. Se ainda há possibilidade de intervenção em que áreas ela deve acontecer? É ainda razoável manter uma situação em que a crise das finanças públicas arrasta o país para a crise e ao mesmo tempo a maioria dos privados se recusa a avançar sem a adequada almofada do estado?

4 - A crescente importância da insegurança nas democracias modernas tem que origem? Que medidas para a combater?

5 - Tendo em conta a tendência para o envelhecimento da população portuguesa, de que forma esta poderá ser compensada pelos fluxos migratórios? Quais as soluções para um real enquadramento legal e social destas populações?

6 - O fenómeno da globalização é um factor de desenvolvimento que poderá a médio prazo dar condições de vida mínimas a populações delas carenciadas, ou antes pelo contrário é um movimento de exploração do homem pelo homem numa perspectiva de maximizacão de lucros?

7 - Qual a origem da actual ameaça terrorista às democracias ocidentais e de que forma se combatem as suas causas? E de que forma se punem os culpados?

8 - De que forma a Lusofonia pode tornar-se um bloco cultural forte e um espaço de intercâmbio de projectos e até de negócios com benefícios para todos?

9 - Qual o papel de Portugal no mundo no apoio às democracias emergentes e eventuais situações de catástrofe? de que forma se deve expressar esse apoio?

Sem comentários: