sexta-feira, novembro 18, 2005

Susto

O susto proveniente do Afeganistão desta manhã, já passou... Muito embora a minha família continue um bocado em choque a missão do contingente militar português em Kabul vai ter de continuar pelo menos até Fevereiro, caso não seja prolongada.

É verdade que pertencemos à NATO e a mais uma centena de organizações internacionais completamente inúteis mas também é verdade que apesar disso, não advém para Portugal qualquer tipo particular de beneficio no plano internacional por estarmos envolvidos em guerras que não criámos e em que muito dificilmente me conseguirão explicar termos algum interesse.

Sim, estamos a falar de uma guerra criada pelos americanos e empurrada para a NATO quando decidiram entrar em mais uma guerra e não numa legítima missão humanitária.

Não há responsabilidade a sacar de ninguém quando acontecem estes "acidentes", até porque os homens que lá estão são voluntários. Mas não faria mais sentido olhar de uma vez por todas para a real dimensão do país e compreendermos que somos realmente pequenos?

Será que não faz sentido ajustar a nossa participação em missões internacionais à verdadeira dimensão e capacidade do país?

Não sei o que acham os que me visitam, mas comida, roupa, livros e o apoio a projectos concretos de desenvolvimento que ajudem a democracia e a liberdade a instalar-se em longínquas paragens, serão muito mais úteis e certamente bem melhor aproveitados pelos povos que as recebem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Alívio pela informação de que o susto passou. Havia ouvido a notícia, que me inquietou. E por sobre tudo deve continuar a inquietar-nos essa estupidez que está na origem de tudo isto, de que bem falas, e que mais próximo ou mais longe acaba por nos afectar a todos.