terça-feira, novembro 29, 2005

A essência

Na sequência da coluna de Luís Delgado no DN de ontem, (Luís, obrigado por existires porque assim serves para balizar todas as nossas afirmações dentro do razoável) em que diz não haver pachorra para a polémica dos aviões da CIA, importa fazer uma distinção essencial.

Talvez seja totalmente hipócrita a maioria dos países europeus se preocupar com os aviões da CIA que transportam prisioneiros, quando aprovaram expressa ou tacitamente as intervenções dos americanos.

Outra questão totalmente diferente (menos para o Luís Delgado) é ter em território da União Europeia prisões ilegais, a funcionar à margem de qualquer convenção onde se praticará tortura e tudo o mais que estiver no manual da CIA.

É esta diferença fundamental que obriga todos a preocuparem-se com os aviões e os seus destinos e encomendas. A Europa não quer e não pode voltar a ficar mal na fotografia, aparecendo de forma fragmentada e frágil, daí que seja essencial saber tudo sobre este assunto.

1 comentário:

Nuno Guronsan disse...

Deverias ter escrito incrivelmente hipócrita, mas tudo bem, a essência está lá... E tenho a dizer-te que hoje o nosso amigo Luis Delgado volta a demonstrar uma incrível contenção de imparcialidade. Só lendo...