sábado, novembro 05, 2005

Pergunta da Madrugada

Suburbano n'O Eleito

Como alguns dos convivas aqui têm vindo a promover ou apoiar o Professor, gostaria de vos deixar uma pergunta...

Agora que o professor regressa "
virgem do pecado da política" até que ponto é bom para a democracia haver um candidato presidencial que se permite à vassalagem dos partidos de direita, que lhe entregam, (quase fisicamente) o seu apoio, sem demonstrar qualquer tipo de agradecimento ou respeito pelo apoio concedido?

Até que ponto será sustentável manter o silêncio em relação à vida politica do país?

Aguardo os esclarecimentos possíveis...

4 comentários:

Anónimo disse...

Cavaco gera "invejas" como esta do amigo Raposo...
Senão vejamos: que outra personagem actual da vida política portuguesa avança (com ou sem tabu)para uma candidatura sem o pré-apoio de qualquer partido político ?? ...e, depois recebe esse mesmo apoio de 2 dos maiores partidos políticos portugueses ?...sim, é de invejar!..isto revela o pragmatismo do homem, a confiança inigualável que suscita!
Por outro lado que político não revela nada sobre a situação política actual? resposta: Soares...antes pelo contrário tenta "apagar o momento"..tentando transformar as atabalhoadas tentativas de pseudo-reformas de Sócrates em "desígnios nacionais"...tenham dó!!!

José Raposo disse...

Paulo Damásio vai para casa... realmente só dá para compreender tão violenta defesa do Professor perante uma pergunta perfeitamente legitima sobre a situação do professor em relação a politica nacional, porque o meu amigo não tem candidato enquanto e se Paulo Portas acabar por não se candidatar... certo? É impressionante oomo tantos portugueses não conseguem compreender que a haver candidatos independentes a estas eleições, eles são a Manuela Magno ou o Manuel João vieira e não serão certamente Cavaco ou Soares. Até por uma razão muito simples, se Soares tivesse querido candidatar-se mais cedo poderia tb ter-se apresentado de forma apartidária pois o meu amigo não deve ter-se esquecido que ambos partilham os mesmo dez anos sem actividade politica. A diferença é simples: um é hipocrita e outro não. Realmente fica muito bem ao PSD e ao CDS-PP darem o seu apoio Cavaco... devem ter estado muito indecisos entre Cavaco e Alegre... Aliás longe de mim imaginar que os dirigentes do PSD alguma vez sonharam com a candidatura de Cavaco, se calhar por isso é que nenhum deles faz parte da comissão politica do candidato... No fundo tuo isto não passa de uma grande hipocrisia que infelizmente o meu amigo pretende fazer parte.

Anónimo disse...

Não...completamente enganado em relação ao MEU caso. Embora isso não seja importante, aqui vai:
Nunca apoiaria Portas a PR...não tem perfil para isso, tal como não tem para muitas outras coisas...no entanto, não o deixo de considerar (e podemos debater isso se quiseres) o melhor ministro da Defesa que Portugal teve, simplesmente porque cumpriu os objectivos a que se propôs. É a isto que não estamos habituados nos políticos: que eles cumpram o que se comprometem tal como se de gestores de uma empresa se tratassem.
Em relação à minha "violenta" defesa do Professor é mesmo porque é MUITO melhor candidato do que qualquer outro...e é nisto que se devem basear as escolhas: na qualidade! Cavaco tem o pragmatismo que eu quero ver neste momento no meu PR!...tem o sentido político que eu quero ter na análise aos diplomas do Sócrates...e será no sentido dos viabilizar concerteza!!! (porque, em geral Sócrates governa à Direita num governo PS...são os sapos que muitos xuxalistas engolem para voltar ao poleiro). Agora (como não sou acrítico)..também digo que a minha escolha ideal (mas de utopias e idealismo já nos chegam as do Vasco Gonçalves ou do Cunhal) a PR era Freitas...sim apesar de hoje em dia recolher poucos votos...é o MEU perfil ideal de PR!
De resto subscrevo as tuas ironias...do suprapartidário e do paepl dos partidos. Já não percebo porque não escolhes Alegre...independente e da tua área, ou não?
Por último hipocrisia e campanha baixa = SOARES. Não compreendo como apoias Soares e falas em simultâneo de hipocrisia política!!!: foi Soares que disse que tinha acabado a sua carreira política; foi Soares que passou a perna ao seu compagnon de route Alegre; é Soares que não se cansa de protagonismo forçado; é Soares que não tem nada mais para dizer ou fazer...e que também já não sabe como...

José Raposo disse...

Lamento que o Freitas se tenha passado para o outro lado e o meu amigo tenha perdido sem candidato presidencial... em virtude do seu incondicional apoio a Cavao nem quero imaginar como seria se fosse o "seu" candidato ideal.

Realmente vou fugir à questão do Portas como ministro da defesa porque isso realmente não me interessa para nada, e não tenho o hábito de andar a comentar o que simples ministros fazem ou não.

Quanto à outra questão o meu amigo resume tudo no seu interesse em ter um pragamatico na presidencia... isso mesmo é o que nos separa... eu até posso tolerar pragmatismo no governo mas não na presidência e é isso mesmo que Cavaco é... Um pragmatico.

E em grande medida os problemas deste país e da Europa devem-se a esse tipo de gente pragmática.

Agora tenho de ir trabalhar, ok? só volto a ter tempo para o meu amigo na proxima semana