sexta-feira, novembro 11, 2005

“Os Amigos de Alex” ou nem tudo está perdido?

"Ao meu velho e bom amigo Raposo (talvez o meu único leitor...)

“Todo futuro es fabuloso” – Alejo Carpintier

Numa escola de Gaia duas raparigas estão apaixonadas. A conjugação da juventude com a paixão resulta numa força extraordinária e maravilhosa, que dificilmente pode ser travada. Entrevemo-las a passearem pela escola, de mão dada e a trocarem beijos e carícias, como é natural da paixão.
Mas logo o preconceito e a pequenez mesquinha e retrógrada irromperão como forças das trevas, dessas que infelizmente ainda perduram no nosso âmago. Do Conselho Executivo da escola sairá uma ordem censória e despropositada, ainda que disfarçada pela retórica inteligente expectável num corpo docente.
Uma das jovens falará aos media, com a imagem desfigurada e a voz distorcida, como é natural quando se instala uma cultura do medo. O seu discurso é a voz da inocência e da liberdade, dessa liberdade cujo valor os adultos muitas vezes reclamam não ser reconhecido pelos jovens. Afinal, aqui são os jovens que pugnam pela liberdade, dispensando supostas lições de moral e cidadania.
Entretanto ouvir-se-ão falar também dois jovens da Associação de Estudantes da escola, num discurso de coerência, civismo, abertura de espírito e algum idealismo não descabido.
Por entre tudo isto lembro-me de outros rapazes, noutros tempos (também não há tanto assim...), cujas lutas se incrustavam no mesmo idealismo e genuinidade juvenis. E a essa lembrança sou invadido por um sorriso benévolo.
Mas não é da tendência “Amigos de Alex” que se quer falar nestas linhas. O que podemos talvez aprender com a situação de que falo é que nem tudo está perdido... e que não faz mal acreditar, por pouco tempo que seja, que é possível mudar o mundo... (Zé Paulo)"

Por me teres conseguido roubar um sorriso e quase uma lágrima mereces o devido destaque. Nem parece meu mas hoje estou muito fraco :)

2 comentários:

Anónimo disse...

"o anónimo do costume said"... que muito honras o autor deste humilde artigo (esse tal de Zé Paulo, com quem "o anónimo" nada tem que ver...)com a sua publicação neste teu espaço. O fim-de-senmana está a chegar, logo chegarão as forças também, decerto! Um bom-fim-de-semana, então. Abraço!

Nuno Guronsan disse...

Sim, senhor, também não conheço esse sr. Zé Paulo (com a verdade me enganas...) mas devo dizer que é muito bom ler as suas palavras... Ah, também faço parte do movimento de fundo para apoiar um possível candidato para os anos vindouros...