quinta-feira, novembro 24, 2005

Cimeira luso espanhola ou a cartilha de como permitir o acesso mais fácil ao nosso mercado

Já estava convencido que a Cimeira luso espanhola era completamente inútil. Agora estou convencido da sua utilidade... para os Espanhóis... Não vale a pena continuarmos a participar nesta tão grave demonstração da nossa incapacidade em relação a Espanha. Façamos o que fizermos os Espanhóis terão sempre feito melhor o trabalho de casa e nós acabaremos sempre por ter de nos adaptar às decisões que eles já tomaram porque nem a nossa própria palavra sabemos manter, e acabamos por ter de recuar nos projectos que tínhamos proposto.

A situação é tão mais ridícula quanto maior for a incapacidade dos nossos governos em planear o futuro do país independentemente da cor política do seu governo.

Com esta cimeira só aprofundámos o nosso imenso fosso em relação aos espanhóis. Neste momento eles não são particularmente mais ricos do que nós, mas vão ser se os governos do lado de lá da fronteira insistirem numa assustadora coerência em política económica.

Podem situar.-se em portugal todas as agências de emprego e todas as agências de desenvolvimento tecnológico da Península Ibérica, que isso só significará uma maior necessidade de mão de obra especializada que nós não temos mas que Espanha vai fornecer.

A situação é tão má que Zapatero se dá ao luxo de manter as quatro linhas de TGV que tínhamos proposto para a ligação a Espanha, dando uma palmadinha nas costas de Sócrates como quem diz - deixa lá, nós fazemos as linhas até à fronteira e depois quando puderes logo fazes as linhas que vocês prometeram...

1 comentário:

Anónimo disse...

E um bom governo aqui tão perto, tão a jeito para se aprender qualquer cosita...